Minicursos

(1) ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA: CAMINHOS CRUZADOS - (DES) ENCONTROS ENTRE INDIOS, CABOCLOS E QUILOMBOLAS NO NORTE DAS GERAIS 

Dias: 30 e 31/08/2012

Ministrantes: Professor Ms. Flávio José Gonsalves (UNIMONTES)

                   Professor convidado: Luis Carlos Santiago

Objetivo geral: Levar o corpo discente a interpretar e compreender a relação entre Antropologia e História a partir da interface entre cultura e identidade, bem como a intedependência entre os respectivos objetos de estudos de cada cieência humana (Antropologia e História) em especial na formação multicultural do sujeito norte mineiro e das Gerais nas bandas do Rio São Francisco.

 

(2) A DINÂMICA DA AULA NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E NOVAS ABORDAGENS

Dias: 29 e 30/08/2012

Ministrantes: Ms. Maria de Fátima Gomes Lima do Nascimento

                     Ms. Mary Aparecida de Alencar Durães

Objetivo geral: O minicurso tem como objetivo discutir os desafios que encontramos no cotidiano das aulas de história, e que dificultam a operacionalização da aula propriamente dita. Diante disso várias questões serão trabalhadas:

Como elaborar uma aula obedecendo às exigências metodológicas em voga no século XXI?

Como seria uma aula de história ancorada nas concepções mais recentes da didática da história?

O que fazer com alunos desinteressados nos conteúdos históricos e afins?

Que recursos didáticos podemos utilizar para facilitar o encaminhamento das aulas de história e a construção do raciocínio histórico?

Qual a importância da aula operatória no ensino de história?

Planos de aula são necessários? Como torná-los menos técnicos e mais operacionais?

 

(3) HISTÓRIA E MÍDIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA (S) MÍDIA (S) COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA NO OFÍCIO DO HISTORIADOR

Dias: 29 e 30/08/2012

Ministrantes: Ms.César Henrique de Queiroz Porto

                    Fabiano Cordeiro César

                    Karine Rodrigues Dias

Objetivo geral: O minicurso tem como proposta de trabalho problematizar os usos que os historiadores fazem dos materiais de comunicação (jornais, revistas, televisão, radio, web e etc) como fonte de pesquisa e materia didático, ao mesmo tempo propõe uma discussão de um repertório de procedimentos teórico-metodológico para o tratamento desses materiais. Entendo os meios de comunicação como força social ativa propõe a reflexão sobre sua historicidade a cada conjuntura estudada. Sugere um roteiro e procedimentos metodológicos que busquem articular a análise de qualquer material mediático ou material da imprensa periódica que se estude ao campo de lutas sociais no interior do quais se constituem e atuam.

Memórias da cidade: lembranças e recordações de Montes Claros

Dia: 31/08

Filomena Luciene Cordeiro Reis
Marta Verônica Vasconcelos Leite